Select Page

s.f. de origem grega anábasis,eós  ‘ação de subir’, ‘ascensão’. É termo usado na medicina com o significado de período de progressão, acentuação, intensificação de uma doença. Na literatura significa subida ao Céu. O Antigo Testamento da Bíblia apresenta dois únicos personagens que ascenderam aos Céus sem passar pela morte: Enoque e o profeta hebreu Elias.

Enoque era o filho mais velho de Adão (Gênesis 4:17). O autor desse livro registra no capítulo 5, versículo 24, que “Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si.”

O profeta Elias (século IX a.C.) caminhava com Eliseu (século IX a.C.) e “Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao Céu num redemoinho.” (2 Reis 2:11).

No Novo Testamento, Marcos (1º século d.C.) registra em seu evangelho (16:19) a ascensão de Jesus após a ressurreição: “De fato o Senhor Jesus, depois de lhe ter falado [aos apóstolos], foi recebido no Céu, e assentou-se à destra de Deus”.

Na Idade Média, o poeta florentino Dante Alighieri (1265-1321) descreveu 9 céus, mais o empíreo (a morada de Deus), no Paraíso, na terceira parte de sua obra Divina comédia. Registra que em cada um dos céus ele é abençoado e em seguida encontra-se com Deus. [Cf.: CATÁBASE].

Obs.: Não há registro da data de nascimento e morte de Adão e Enoque.


[Bibliografia]

 

  • ALEGHIERI, Dante. Divina Comédia. Tradução: J. P. Xavier Pinheiro. São Paulo: Martin Claret, 2002.
  • ALMEIDA, João Ferreira de. [Tradução]. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Ed. rev. e atual. Sociedade Bíblica do Brasil: Brasília–DF, 1969.
  • BARRETO, Álvaro. Manifestou-se assim: Encontros de Jesus ressuscitado com os discípulos. São Paulo: Edições Loyola, s/d.
  • COMAY, Joan. Quem é quem no antigo testamento. Tradução: Laura Rumchinsky. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1998. (Coleção Bereshit).