Select Page

s.f. de origem grega katábasis,eós ‘ação de descer’, ‘declínio’. É termo usado na medicina com o significado de fase de declínio de uma doença. Na literatura significa descida ao Inferno. Dois escritores, na antiguidade, apresentam uma descrição completa do Inferno: o poeta Virgílio (70-19 a.C.) registra nas Geórgicas a descrição da CATÁBASE de Orfeu ao Inferno (para tentar trazer à vida a esposa Eurídice que morrera), e desenvolve todo o livro VI da Eneida com uma viagem de Enéias aos domínios de Plutão; e o médico Lucas (1º século d.C.) relata momentos de um rico e de um mendigo, o Lázaro, em seu evangelho de nome homônimo (16:19-31), no Novo Testamento da Bíblia: o rico desce ao inferno (CATÁBASE) e Lázaro vai para o seio de Abraão (ANÁBASE).

Outros autores, também na antiguidade, registraram modelos de uma visão do Além: o poeta grego Homero (c.VII a.C.?) nos cantos XI e XXI da Odisseia; o filósofo Platão (c.428-348 a.C.) nos quatro mitos escatológicos (do Górgias, do Fédon, de Er no final d’A República e de Fedro); e o orador, estadista e escritor romano Cícero (106-43 a.C.) em Sonho de Cipião (Livro VI d’A República). Numerosos escritores na posteridade também se referiram à CATÁBASE, como o poeta florentino Dante Alighieri (1265-1321) que descreveu os nove círculos do Inferno, na primeira parte da Divina comédia. [Cf.: ANÁBASE].

Obs.: A tradição atribui os poemas épicos Ilíada e Odisseia ao poeta Homero. Entretanto, estudiosos comentam que esses livros podem ter sido escritos por dois autores ou mais.


[Bibliografia]

  • ALMEIDA, João Ferreira de. [Tradução]. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Ed. rev. e atual. Sociedade Bíblica do Brasil: Brasília–DF, 1969.
  • BARRETO, Álvaro. Manifestou-se assim: Encontros de Jesus ressuscitado com os discípulos. São Paulo: Edições Loyola, s/d.
  • CÍCERO. Sonho de Cipião. PDF disponível em http://www.hottopos.com/notand22/Ricardo.pdf
  • ALEGHIERI, Dante. Divina Comédia. Tradução: J. P. Xavier Pinheiro. São Paulo: Martin Claret, 2002.
  • HOMERO. Odisseia. 2ª ed. Tradução: Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro: 2001.
  • PLATÃO. A República. Tradução: Leonel Vallandro. [Ed. especial]. Rio de Janeiro: Ediouro, 2011. (Saraiva de bolso).
  • __________. Fedro. Tradução: José Ribeiro Ferreira e Edições 70. Lisboa, Portugal: Edições 70 Ltda, s/d. (Clássicos gregos e latinos).
  • SANTOS, Elaine Cristina Prado dos. A catábase: a descida aos infernos, segundo a visão de Vergílio, de M. Camus e de V. Ward. XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interações, Convergências. São Paulo, Brasil: USP, 13 a 17 de julho de 2008. Artigo.
  • VIRGÍLIO. Geórgicas / Eneida. Tradução: António Feliciano de Castilha e Manoel Odorico Mendes. Rio de Janeiro–São Paulo–Porto Alegre: W. m. Jackson Inc., s/d., Volume III. (Clássicos Jackson).