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Tipo de comédia patética que reflectia a falsa e excessiva sensibilidade da classe média em ascensão no século XVIII, como reacção à comédia demasiado cáustica e licenciosa dos finais do século XVII, que a Corte inglesa levou de França para Inglaterra, onde teve grande desenvolvimento, no período da Restauração (recuperação do trono pela dinastia Stuart, 1688). Ilustram este tipo de comédia, também conhecida por “drama sentimental” (drama of sensibility), as peças The Conscious Lovers (1722) de Richard Steele e The West Indian (1771), de Richard Cumberland.

{bibliografia}

B.R.S. Fone: “Love’s Last Shift and Sentimental Comedy”, Restoration and 18th Century Theatre Research, 9, 1 (1970); Frank H. Ellis: “A Taxonomy of Sentimental Comedy”,  Studies on Voltaire and the Eighteenth-Century, 265 (1989); John Traugott: “Heart and Mask and Genre in Sentimental Comedy”, Eighteenth-Century Life, 10, 3 (1986); Robert D. Hume:  “Goldsmith and Sheridan and the Supposed Revolution of ‘Laughing’ against ‘Sentimental’ Comedy”, in Paul J. Korshin (ed.) Studies in Change and Revolution: Aspects of English Intellectual History (1640-1800) (1972); Thomas A. Kovach: “Lessing, Oliver Goldsmith, and the Tradition of Sentimental Comedy”, in Alexej Ugrinsky (ed.): Lessing and the Enlightenment (1986).