Select Page
A B C D É F G H Í J K L M N O P Q R S T Ü V W Z

A personagem que se opõe de forma mais evidente ao protagonista. Originalmente, na tragédia grega, o antagonista designava o segundo actor, que vinha depois do primeiro, o protagonista. Deve-se a Ésquilo a sua introdução, o que permitiu, no teatro, o desenvolvimento do diálogo. No Rei Édipo, de Sófocles, por exemplo, considera-se Édipo o protagonista e sua mãe Jocasta a antagonista. Hoje, quase invariavelmente, o antagonista é apresentado em qualquer narrativa como um vilão, um patife ou um tratante. Nos casos em que o protagonista é um indivíduo de mau carácter, cabe então ao antagonista representar o lado simpático de uma história. Acontece isto, por exemplo, nas narrativas policiais ou de temática bélica, quando a figura principal é um criminoso ou um ditador e o(s) seu(s) antagonista(s) simbolizam a lei e a justiça.

 

Bibliografia:

 

Anne B. Simpson: “The ‘Tangible Antagonist’: H. G. Wells and the Discourse of Otherness”, Extrapolation: A Journal of Science Fiction and Fantasy, 31, 2 (Kent, 1990); Ed Tan e Henry Schoenmakers: “ ‘Good Guy, Bad Guy’ Effects in Political Theatre”, in Herta Schmid e Aloysius Van Kesteren (eds.): Semiotics of Drama and Theatre: New Perspectives in the Theory of Drama and Theatre (1984); Gerald Prince: “Bel Ami and Narrative as Antagonist”, French Forum, 11, 2 (Nicholasville, KY (FrF), 1986); Herbert S. Weil, Jr.: “ ‘Your sense pursues not mine’: Changing Images of Two Pairs of Antagonists”, Proc. of Third Cong. of Internat. Shakespeare Assn., in Werner Habicht, D. J. Palmer e Roger Pringle (eds.): Images of Shakespeare (1988); Jerry Johnson: “El antagonista romântico: Una reconsideracíon”, in Romance Notes, 27, 3 (Chapel Hill, NC (RomN), 1987); John Morefield: “The Athlete as Antagonist in the Writings of Evelyn Waugh”, Aethlon: The Journal of Sport Literature, 7,2 (Johnson City, TN (Aethlon), 1990); Judith A. Spector: “On Defining a Sexual Aesthetic: A Portrait of the Artist as Sexual Antagonist”, Midwest Quarterly: A Journal of Contemporary Thought, 26,1 (Pittsburg, KS (MQ), 1984); Olimpio Musso: “Protagonista y antagonista” [Ponencias y debates de las VII jornadas de teatro clasico español (Almagro, 20 al 23 de sept., 1983)], in Luciano García Lorenzo (ed.): El personaje dramatico (1985); Quirino Principe: “Das Schicksal als Antagonist”, Literatur und Kritik, 76-77 (Viena, 1973); R. E. Foust: “Monstrous Image: Theory of Fantasy Antagonists”, Genre, 13, 4 (1980); Thomas Johansen: “Malefactor and Antagonist: A Study in Aetiological Legend Structures”, Folklore, 100, 2 (Londres, 1989).