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Tipo de comédia que surge em Espanha no século XVII e que se caracteriza por ter como protagonista uma personagem ridícula e exagerada (o figurón), representante de um específico tipo social, como por exemplo, o gracioso, o aldrabão, o mentiroso ou o galã desonesto sem educação. A comedia de figurón tinha um evidente carácter satírico, sendo a crítica social o seu objectivo principal, daí que os seus autores passem revista aos tipos, defeitos e vícios da sociedade do seu tempo.

Embora possamos encontrar alguns exemplos no teatro de Lope de Vega, El galán Castrucho (1598), é na obra de Fernando Rojas Zorrilla (1607-1648), aliás considerado o criador das comedias de figuron, que encontramos as mais famosas e exemplificativas criações deste tipo de comédias, como por exemplo, Entre bobos anda el juego Don Lucas del Cigarral, que pretende satirizar o casamento entre pessoas com grande diferença de idade. Um outro autor das comédias de figuron é Moreto (1618-1669) que escreveu El Lindo Don Diego (1662) e El Desdén con El Desdén (1654).

As comedias de figurón eram divididas em três actos e eram escritas em verso de métrica variável.

{bibliografia}

C. V. Aubrun: La Comédie espagnole:1600-1680 (1966); José Maria Diez Borque: Sociología de la Comedia Española del Siglo XVII (1976); E.Cotanelo: Dramáticos del Siglo XVII (1918); Jean Raymond Janot: “Para uma sociología del figuron” in Risa y Sociedade en el Teatro Español del Siglo de Oro (1980); C.A.Jones: Some ways of Looking at Spanish Golden Age Comedy (1971); R.Kennedy: The Dramatic Art of Moreto (1932); Lope de Vega: Arte Nuevo de Hacer Comedias: La Discreta Enamorada (1948); Carlos Ortigoza Vieyra: Los Móviles de la “comedia” en Lope, Alarcón, Tirso, Moreto, Rojas, Calderón (1954); K.Vossler: Lope de Vega y su tiempo (1963).