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Espécie de cacofonia, também chamada assonância, que resulta da proximidade vocálica de certas palavras numa mesma sequência. Não se considera que a rima em geral constitua uma forma de harmonia imitativa, se a pensarmos como recurso estilístico localizado e com uma função específica para além do eco rimático normal. Repetições vocálicas que procuram, por exemplo, imitar sons da natureza, objectos, instrumentos, ou mesmo pessoas, podem indicar harmonia imitativa, por exemplo, no verso inicial de “Os cinco sentidos” (Folhas Caídas), de Almeida Garrett: São belas – bem o sei, essas estrelas”, que combina várias sonoridades da mesma vogal, técnica ainda mais apurada no começo de “Barca bela” (ibid.), que resulta num ritmo binário entre sons abertos e fechados da mesma vogal: “Pescador da barca bela, / Onde vais pescar com ela, / Que é tão bela, / Ó pescador?”. Enquanto um eco é formado pela identidade de sons, na harmonia imitativa qualquer som vocálico se pode aproximar de outro para formar harmonias.