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Termo sinónimo de subtexto ou texto marginal ao texto principal, normalmente ocupado por notas de rodapé, posfácio, referências bibliográficas, etc. Distingue-se do hipertexto, que recolhe todas as partes dinâmicas de um texto de base que se multiplica em outros textos; do paratexto, que funciona como texto complementar que o leitor invoca para um dado texto estudado ou lido, como listas de abreviaturas, notas marginais ou obras de outros autores mencionados no texto principal; do intertexto, ou outros textos que se entrecruzam no texto principal. A função de hipotexto pode ser desempenhada por um texto clássico ou de importância indiscutível, pois não está em causa uma relação de valor entre textos mas uma complexa relação de sentidos. Neste caso, o texto bíblico tem servido de hipotexto de muitas obras literárias como Paradise Lost de Milton; num outro exemplo mais circunstanciado podemos ver como o texto de Cesário Verde “de tarde” funciona como um hipotexto no poema surrealista de Mário Cesariny de Vasconcelos “Homenagem a Cesário Verde”: Aos pés do burro que olhava para o mar / depois do bolo rei comeram-se sardinhas / com as sardinhas um pouco de goiabada / e depois do pudim, para um último cigarro / um feijão branco em sangue e rolas cosidas // Pouco depois cada qual procurou / com cada um o poente que convinha. / Chegou a noite e foram todos para casa ler Cesário / Verde / Que ainda há passeios ainda há poetas cá no país!”. Dizemos, neste caso, que existe uma relação intertextual entre os dois poemas, funcionando o Cesário Verde como hipotexto. O princípio de subordinação do hipotexto ao texto debaixo do qual se “esconde” deriva do próprio conceito de hipertexto. Foi Stuart Moulthrop quem propôs o termo para distinguir todos aqueles subtextos que se escondem debaixo do um qualquer documento hipertextual.

{bibliografia}

Moulthrop, S. (1991) "Toward a Paradigm for Reading Hypertexts: Making Nothing Happen in Hypermedia Fiction", in Berk, E, and Devlin, J. (Eds) Hypertext / Hypermedia Handbook.

http://muse.jhu.edu/journals/postmodern_culture/v001/1.3moulthrop.html