Select Page
A B C D É F G H Í J K L M N O P Q R S T Ü V W Z

Termo alemão para o tipo de conto literário que jovens gerações de escritores depois da Segunda Guerra mundial, incluindo Heinrich Böll, Alfred Andersch e Wolfgang Weyrauch, criaram e desenvolveram, fazendo triunfar o género, também conhecido como rubble literature (“literatura de pequenos fragmentos”). Pela sua maior concisão, a Kurzgeschichte distingue-se da Novelle (que corresponde ao que em português chamamos novela e em inglês long short story), género que dominou no século XIX na literatura alemã. Os seus principais traços são a concentração das acções e a redução do conto ao essencial para a sua narração. Os temas são geralmente tirados do quotidiano, as personagens em pequeno número e o narrador exerce pouca influência sobre o conhecimento profundo dos protagonistas. É frequente o título da Kurzgeschichte encerrar um significado simbólico ou de difícil interpretação, como em uma das primeiras obras de Böll, “Die Botschaft” (1947).

Bibliografia:

Erna Neuse: Der Erzähler in der deutschen Kurzgeschichte (1994); Leonie Marx: Die deutsche Kurzgeschichte (1985); Ludwig Rohner: Theorie der Kurzgeschichte (1973); Marcel Reich-Ranicki (ed.): Erfundene Wahrheit. Deutsche Geschichten 1945 – 60 (1995); Thomas Di Napoli: “Problems in Defining the German ‘Kurzgeschichte’ “, Studies in Short Fiction, 15 (1978).