«[T]he best ghost stories show us how to take that untimeliness seriously: to see it not merely as a source of spooky entertainment but as a chance to extend the limits of literature and thus open up new questions about reality, about how we perceive and imagine it» (Brewster & Thurston, 2018, p. 3)
De acordo com Handley (2007, p. 1), segundo noções religiosas, sociais e políticas de Inglaterra entre os séculos XVI e XVIII, acreditava-se que os espíritos daqueles que morriam visitavam os vivos regularmente e que estes episódios estavam fortemente associados às práticas devocionais da Igreja Católica. Era, portanto, geralmente aceite que os fantasmas fossem as almas dos mortos que regressavam para confessar os seus pecados aos vivos para que pudessem acelerar a sua passagem pelo purgatório. Desta forma, o termo «ghost» era utilizado, nesta altura, para referir o espírito familiar de uma pessoa morta, mas tecia à mesma uma ligação com as palavras «apparition» e «spectre» como «a walking spirit» ou «appearance of persons dead» (Handley, 2007, p. 9). De acordo com as crenças da altura, os fantasmas apareciam, geralmente, sob uma forma humana familiar, por vezes utilizando roupas que haviam vestido quando estavam vivos ou, mais frequentemente, utilizando os lençóis com que tinham sido enrolados para serem enterrados. Eram dotados de qualidades humanas e pensava-se que seriam capazes de mover objetos materiais e infligir dor física aos vivos. Aqueles que viam fantasmas acreditavam, por seu turno, que conseguiriam magoá-los. Mesmo assim «[g]hosts appear—they are apparitions—yet they do not appear; they leave no trace. They exist—if they exist at all—in a realm which confounds our ideas about presence» (Punter, 2018, pp. 185–186) e foi só mais tarde que surgiu o conceito dos fantasmas como seres incorpóreos, transparentes ou semelhantes a sombras. (Handley, 2007, p. 9). Os fantasmas eram uma grande presença, nesta altura, em espaços familiares, pelo que conseguiram entrar para a memória social dessa época e, como consequência, ser fonte de, como refere Handley (2007, p. 15), uma «cultural continuity», ou seja, passariam a ser vistos, também, como fonte criativa que se inseria, por exemplo, em histórias e livros, criando-se assim a Literatura Fantasmagórica [ou Ghost Story].
Os fantasmas eram, então, utilizados na literatura gótica para complementar «explorations of interior self, satisfies longings for individual immortality, and provided fuel for the creative imagination» (Handley, 2007, p. 4). No contexto inglês, Hamlet, de Shakespeare, pode ser apontada como uma das obras mais conhecidas de literatura fantasmagórica. Era através da literatura fantasmagórica que questões particulares sobre preocupações individuais e da sociedade eram enquadradas, principalmente sobre a posição social dessa época em relação aos mortos e à morte (Handley, 2007, p. 15). Quanto aos elementos característicos deste tipo de histórias, Brewster e Thurston (2018, p. 2) destacam o seguinte: «the abiding ingredients of the English ghost story: the country house setting whose domesticity is invaded, the self-conscious framing of the narrative, and the sceptical rationalism that vies with psychological disturbance and belief in the supernatural». Para além disto, na maior parte das vezes os fantasmas surgiriam durante a noite, porque é nesta altura que os nossos sentidos são menos fiáveis (Punter, 2018, p. 179) e porque «[i]n the realm of the ghost, nothing is true, nothing is verifiable. With the ghost, in the feared yet sometimes delightful company of the ghost, we do not know for sure what we have seen» (Punter, 2018, p. 181).
No século XIX, aquilo que se denomina como ghost stories foi altamente influenciado (e criado) por escritoras que dominaram a era Vitoriana da ficção de terror. As escritoras mais centrais deste século em Inglaterra ¾ Mrs. Oliphant, Amelia B. Edwards, Charlotte Riddell ¾ eram também as escritoras (entre escritoras e escritores) mais influentes dentro deste género e a literatura fantasmagórica era vista como sendo uma literatura de um tema que era apenas escrito por mulheres, mesmo que existissem outros exemplos que o contrariassem, como Dickens (Nevins, 2020, p. 7).
Nas ghost stories mais modernistas, tal como se observa com o desenvolvimento do próprio género do terror (Ver verbete Horror), os espíritos começam a ser representados com uma forma mais nojenta, materializando-se em entidades peganhentas, por exemplo (Hurley, 2002, p. 196).
Ao longo da sua evolução, pôde-se constatar que a literatura fantasmagórica sempre aliou convenção à experimentação (Brewster & Thurston, 2018, p. 2). Tal como Punter (2018, p. 180) refere, «[g]host stories are not always written by believers in the supernatural; on the contrary, sometimes their purpose is to suggest to us the supremacy of rational thinking». Mas o que toda a literatura fantasmagórica tem em comum é que «ghosts have virtually always to do with fear, they are rarely reassuring, and the messages they bring, if they bring messages at all and provided we can hear, see, read, or understand the messages they bring, are only occasionally—as, for example, in the return of the war dead—of any cheer» (Punter, 2018, p. 182). O medo de alguém ou algo que «está ali» é central a este tipo de literatura: «(…) most ghost stories, with whatever complexity we probe their aetiology, the psychological symptoms which may underlie them, function on the terrain of claustrophobia: the fear is at least linked with the fear of there being somebody, something else, invading our living space, something or somebody that we cannot see clearly but that might be too close, in the crypt or cell of our imagination, for comfort» (Punter, 2018, p. 182).
Kelly Hurley: «British Gothic fiction, 1885–1930» in The Cambridge Companion to Gothic Fiction, Jerrold E. Hogle (2002); Brewster & Thurston (Eds.): The Routledge Handbook to the Ghost Story (2018); David Punter: «The English Ghost Story» in The Routledge Handbook to the Ghost Story, Brewster & Thurston (Eds.) (2018); Jess Nevins: Horror Fiction in the 20th century (2020); Sasha Handley: Visions of an Unseen World: Ghost Beliefs and Ghost Stories in Eighteenth-century England (2007).
Comentários recentes