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Termo latino que significa literalmente “coisas que servem para
serem lembradas” e que entra na literatura a partir do momento
em que se torna necessário recordar, recolher ou editar obras de
autores antigos, cuja produção literária se recupera por via da
memória. De aplicação variada, podemos dizer que tudo o que teve
um significado importante para um sujeito pode ser recuperado
numa memorabilia, ou recolha de memórias, experiências
pessoais, obras realizadas, conhecimentos adquiridos, etc. que
de alguma forma nos marcaram. Sobre Sócrates escreveu Xenofonte
uma Memorabilia (Loeb Classical Library, Oxford,1991),
cujo título significa literalmente “o que se mantém na memória”.
A versão latina consagrou o título Memorabilia Socratis dicta,
ou seja Ditos memoráveis de Sócrates, que regista mais
aspectos de natureza mundana da vida de Sócrates do que
especulações sobre a sua filosofia.

O género literário que corresponde a toda a literatura de
memórias, isto é, a todas as formas de recuperação imaginária do
passado, tem o nome de memorialismo, que pode incluir
obras tão diversas como Os Últimos
Dias de Alexandre Herculano

(1880), de Bulhão Pato, Mémoires d’une jeune fille
rangée
(1958), de Simone de Beauvoir, Memórias de Viagem:
Um olhar europeu sobre o Portugal do século XVIII: A European
View of the 18th Century Portugal
Travel Memoirs

[Festival dos Oceanos 2000], textos Nuno
Saldanha, João Paulo Ascenso Pereira da Silva, Isabel da Cruz
Lousada, ou romances históricos como
Mémoires d’Hadrien
(1951), de
Marguerite Yourcenar, Mémoires d’Agrippine
(1992), de Pierre Grimal, ou Memórias de Agripina (1993),
na versão de Seomara da Veiga Ferreira. O recolher de dados da
memória para serem transformados em literatura tanto pode ser
conseguido com um espírito historiográfico, mergulhando
através de dados registados no passado, e agindo como um
instrumento de alteração e recriação imaginária ou factual desse
passado, para além da sua simples reconstrução e preservação,
como pode produzir a modificação do passado, como forma de
crítica a factos ou comportamentos que se julgam merecedores de
uma revisão judicativa.

{bibliografia}

Marjorie Bard: “Of Memories, Memorabilia, and Personal Narratives: Life Events in Introspect and Retrospect”, Folklore and Mythology Studies, 10 (1986)