Ao contrário da personagem plana (v.), a personagem redonda apresenta-se multifacetada e complexa no que respeita à sua caracterização psicológica.
Ao estabelecer a distinção entre personagem plana (flat character) e personagem redonda (round character) em Aspects of the Novel (1927), E. M. Foster aponta a acumulação de características ou qualidades como factor determinante da classificação de uma personagem como sendo redonda.
A sua complexidade e profundidade psicológicas transformam-na numa personagem passível de nos surpreender no decurso da acção, até porque ela tende a evoluir ao longo da mesma. Por este motivo, a personagem redonda é, por via de regra, uma personagem dinâmica. Simultaneamente, e já que o conjunto das sua características a destaca e autonomiza em relação ao grupo ou classe a que pertence, esta espécie de personagem pode também ser definida como indivíduo.
E. M. Forster, Aspects of the Novel (1927); Philippe Hamon, “Para um Estatuto Semiológico da Personagem”, in F. Van Rossum et allii, Categorias da Narrativa (1977).
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