Select Page
A B C D É F G H Í J K L M N O P Q R S T Ü V W Z

Este termo deriva da palavra italiana portafoglio, por isso se deve escrever com respeito por essa etimologia e não pela sua tradução anglística habitual (portfolio). Na origem, o termo refere-se a uma pasta para guardar folhas soltas. Pode dizer-se que é uma colecção de papéis, fotografias ou desenhos, uma vez que este conceito provém das artes plásticas, que representam as habilitações profissionais de uma pessoa. No entanto, o porta-fólio tem vindo a servir para registar e guardar a evolução de um aluno no seu percurso de aprendizagem, nomeadamente na formação de professores, designando-se assim por student professional teaching portfolio. Relativamente a este tema, os autores da monografia The Teaching Portfolio, revelam algumas vantagens tais como incentivar a reflexão sobre educação e ensino, levando a que haja uma tentativa de as melhorar; auxiliar a avaliação através de informações fulcrais (o que é ensinado, a quem e sob que condições), tornando a avaliação mais justa e além disso permite aos alunos transcreverem para o porta-fólio as ideias, dúvidas, reflexões e registos de actividades e acções que podem levar a debates muito produtivos. É uma descrição de todo o trabalho pedagógico realizado, com análise crítica e auto-avaliação por parte do autor do porta-fólio. No fundo, o que os professores estagiários vão colocar no porta-fólio é uma selecção significativa do dossier (local onde se colocam todos os trabalhos), sendo assim, é possível dar a conhecer a todos os intervenientes neste processo o trabalho diário destes professores mas de uma forma mais concisa. Este porta-fólio – professional portfolio – é muitas vezes essencial aquando da candidatura a estabelecimentos de ensino ou mesmo empresas. Existe ainda o course portfolio, onde o candidato apresenta documentos comprovativos do percurso curricular e pedagógico de um curso.

{bibliografia}

C. Sousa: Porta-fólios: Um Instrumento de Avaliação de Processos de Formação, Investigação e Intervenção (1998); Hutchings Edgerton et al.: The Teaching Portfolio: Capturing the Scholarship of Teaching (1992).

http://www.lgu.ac.uk/deliberations/portfolios/ICED_workshop/seldin_book.html

http://www.utexas.edu/academic/cte/teachfolio.html

http://www.osu.edu/education/ftad/portfolio/

http://educ.queensu.ca/projects/action_research/jjohnson.htm

http://www.crlt.umich.edu/occ11.html

http://www.utc.edu/Teaching-Resource-Center/PORTFO1.HTM

http://www.utep.edu/cetal/portfoli/intro.htm