Resenhas (em Portugal, usa-se o termo recensão), em sua acepção mais popular, configuram-se como textos cuja principal função é a de fornecer uma avaliação de um trabalho artístico para o público. Incluem-se filmes, shows, exposições de arte, livros e concertos dentre os trabalhos artísticos a serem apreciados por um especialista, cujas opiniões são veiculadas em revistas ou jornais de grande circulação. Além de sua avaliação, o autor de uma resenha freqüentemente insere em seu texto uma descrição da obra ou evento alvos de seu julgamento.
Resenhas acadêmicas, que são publicadas em periódicos vinculados à produção e divulgação de conhecimento por pesquisadores, professores e intelectuais ligados a universidades, têm como leitores um público mais restrito: os membros experientes ou novatos (alunos de graduação ou pós-graduação) da própria academia. Os periódicos se concentram em resenhas de livros publicados recentemente.
Resenhas acadêmicas, resguardadas as particularidades das diferentes áreas do conhecimento, consistem de quatro blocos textuais, cada um com um objetivo específico. No primeiro, o autor da resenha introduz o assunto do livro resenhado, além de mencionar suas características mais gerais. Dentre elas pode-se destacar o tipo de livro (se é um ensaio ou uma coletânea de artigos, por exemplo), o enfoque ou arcabouço teórico utilizado, informações sobre o autor, a área do conhecimento onde a publicação se insere e seu público-alvo. Muitas vezes já encontram-se, nesta fração do texto, comentários acerca da qualidade ou dos problemas da obra resenhada. No segundo bloco de texto, o autor da resenha fornece uma visão geral da estruturação da obra, mencionando o número total de partes, capítulos, ou ainda seus assuntos principais. Esta visão geral pode ser refinada através de detalhamento do conteúdo de cada parte. Esta porção descritiva do texto pode vir mesclada com observações do autor da resenha a respeito do valor de partes da publicação objeto de sua apreciação. Tais comentários também podem estar limitados a um bloco textual único e separado da parte descritiva. Na última porção da resenha em geral encontra-se o veredicto sobre a publicação. Nela, a opinião do autor da resenha sobre a publicação como um todo se assemelha ao pronunciamento de uma sentença em um julgamento. É neste movimento retórico que o resenhista recomenda, recomenda com restrições ou desaconselha a leitura da publicação, através de seu veredicto, sua avaliação final.
CARVALHO, G. Um estudo contrastivo de resenhas acadêmicas em Teoria da Literatura, escritas em Português e em Inglês. (no prelo); MOTTA-ROTH, D. Rhetorical Features and Disciplinary Cultures: a Genre-Based Study of Academic Book Reviews in Linguistics, Chemistry, and Economics. (1995); STAITON, C. The Technical Review as a Genre. (1996).
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