Select Page
A B C D É F G H Í J K L M N O P Q R S T Ü V W Z

O teatro de tese apresenta-se como uma forma sistemática do teatro didáctico, suportando uma tese no decorrer da acção da história. As peças teatrais desta índole evidenciam uma tese filosófica, política ou moral, tentando desta forma convencer o público acerca da sua legitimidade, convidando-o a recorrer mais à sua racionalidade do que propriamente à emotividade.

Este género teatral oferece, de um modo mais ou menos discreto, uma tese que se pode debruçar sobre temas variados como a liberdade e servitude humana, os perigos da avareza, a força do destino ou das paixões, os sete pecados mortais, etc. A título de exemplo, Maria do Carmo Allen, baseando-se num dos pecados mortais – o orgulho – escreve uma peça em 1962 fundamentando a seguinte tese: « O grande pecado é o orgulho que duma forma ou de outra acaba por destruir as pessoas. A força de vontade quando excessiva e apenas baseada em si mesma conduz ao orgulho».

Dedicaram-se a este género dramaturgos como Ibsen, Shaw, Claudel; Gorki e Jean Paul Sartre que sobressaíram com obras que aspiravam à reflexão do público, obrigando-o, inclusivamente a transformarem os padrões sociais.

Entre nós, o partidário desta forma teatral foi talvez Ernesto Biester (1829-1880), que, para além de numerosas traduções, comédias e dramas de moralização social, como Caridade na Sombra (1858), Fortuna e trabalho (1863), Pobreza Dourada (1864), Os Operários (1865), etc., tentou dar a respectiva teorização (artigos coligidos em Uma Viagem pela Literatura Contemporânea, 1856).

Actualmente este género não assume grande reputação, uma vez que é visto como algo semelhante a uma lição da catecismo ou até de marxismo, considerando-se que o público é tratado de um modo infantil, em vez de o transportado a «buscar a saída» (Brecht).

Intimamente ligado ao teatro didáctico, o teatro de tese não hesita em formular problemas através de comentários da mesma índole.

{bibliografia}

Patrice Pavis, Dicionario del teatro, 1998.

http://www.galegroup.com/free_resources/glossary/glossary_tz.htm

http://www.arts.gla.ac.uk/Slavonic/Dramterm.htm