Select Page
A B C D É F G H Í J K L M N O P Q R S T Ü V W Z

   1. Movimento literário, de caráter naturalista, surgido na Itália entre 1875 e 1895, em oposição ao ultra-romantismo, e reafirmando os princípios naturalistas da época, que os seus fundadores, Giovanni Verga e Luigi Capuana, deixaram escritos em manifesto. Enquanto proposta estética passageira, vemos como escritores contemporâneos como Mário de Carvalho não se esquecem dela e a recriam em forma de cliché: “Habitualmente ocupamo-nos de histórias de famílias, avôs, tios, primos, cunhados, uns bons, outros maus, cartas antigas a forrar baús, mansões vetustas a que se regressa, e essas coisas, e esquecemo-nos de passar pelas ruas, com atenção penetrante, e deixar à posteridade uma nota de verismo, bem documental” (Era Bom Que Trocássemos umas Ideias Sobre o Assunto, 1995).

   2. Na ópera, a escola que surgiu na mesma época, estendendo-se até o princípio do séc. XX, na qual ao realismo profundo do libreto se associa o sentimentalismo musical. A Carmen de Bizet (1875) pode ser vista como precursora da ópera verista.

 

 {bibliografia}

Mario Pomilio: Dal naturalismo al verismo, 1963; Remigio Zena: Verismo polemico e letterario, 1971; Salvatore Rossi: L’eta del verismo, 1978.