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Parte do discurso em que se aduzem os argumentos que servem para demonstrar uma proposição. Na retórica clássica latina, Cícero e Quintiliano descreveram com pormenor todas as partes fixas de um discurso, incluindo a confirmatio (exordium > narratio > propositio > divisio > confirmatio > illustratio > confutatio > peroratio). Na sermonística do Padre António Vieira, a forma preferida de confirmação da matéria de um sermão é o exemplo. No Sermão da Sexagésima, dedicado ao tema “o não fazer fruto hoje a palavra de Deus”, afirma Vieira: “A definição do pregador é a vida e o exemplo. Por isso Cristo no Evangelho não o comparou ao semeador, senão ao que semeia. Reparai. Não diz Cristo: Saiu a semear o semeador, senão, saiu a semear o que semeia: Ecce exiit, qui seminat, seminare. Entre o semeador e o que semeia há muita diferença. Uma coisa é o soldado e outra coisa o que peleja; uma coisa é o governador e outra o que governa. Da mesma maneira, uma coisa é o pregador e outra o que prega.” (§IV).