by Sara Leite | Dez 30, 2009
Embora desde sempre o leitor tenha tido um papel privilegiado no processo da análise e crítica literária, foi só no século XX que surgiram as teorias que podemos designar, genericamente, por teorias de recepção,...
by Sara Leite | Dez 30, 2009
Apesar de se ter já ultrapassado a noção de que existe uma forma correcta de ler um texto literário, quase todas as perspectivas críticas pressupõem que um leitor deve ser, antes do mais, cooperante para com a teoria que...
by Sara Leite | Dez 30, 2009
O termo reveste-se de uma dupla significação, uma vez que pode implicar, por um lado, o leitor que é construção do texto, entidade fictícia, definida como ideal pelo autor que o concebe enquanto alguém que irá...
by Sara Leite | Dez 30, 2009
Por leitor implicado pode entender-se “leitor implícito” ou “narratário”, ou seja, o “destinatário intratextual do discurso narrativo” (Aguiar e Silva, Teoria da Literatura, Almedina, 1988), por...
by Sara Leite | Dez 30, 2009
O leitor informado foi definido por Stanley Fish como alguém dotado, simultaneamente, de competência linguística (o “conhecimento semântico” de que faz uso um ouvinte adulto para compreender uma mensagem) e de competência...
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